segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Guardiões Adormecidos


Desde sempre o ser humano gerou e alimentou conflitos. Desde sempre o homem teve de se rodear de estruturas defensivas, daí não se saber ao certo de quando datarão as primeiras muralhas e castelos defensivos.

Já as tribos de Celtiberos defendiam os seus povoados construindo altos muros /muralhas à volta dos castros ou citânias. Mas foi na Idade Média com a invasão árabe e consequente processo da Reconquista Cristã que se generalizou no espaço ibérico a construção de esses gigantes defensivos, os castelos.

Geralmente os castelos eram edificados em zonas estratégias, uns rodeando e defendo localidades, outros construídos em escarpas rochosas, por vezes inacessíveis funcionando como sentinelas e guardiões das populações.

São muitos e de diferentes na arquitectura os castelos de Portugal como podes constatar em http://castelosdeportugal.no.sapo.pt/ .

A torre mais importante de um castelo era a torre de menagem, onde por vezes vivia o senhor do castelo. Estava ligada às muralhas por uma ponte de madeira que era derrubada quando o castelo era atacado, para dificultar o assalto à torre. Em alguns casos o senhor vivia noutra zona do castelo na alcáçova.
Estes gigantescos guardiões adormecidos que ao longo dos tempos foram tão importantes na defesa do território português têm sido votados ao esquecimento, daí a grande parte deles estarem em ruínas, com muralhas e torres derrubadas.
Uma vez que são elementos importante da cultura e da História de Portugal é necessário reacender as suas memórias, pois só assim se compreenderá melhor o presente.


Fernand@maro

1 comentário:

Fraternidade em Movimento disse...

Olá, Fernanda!
Gostei de ler os "guardiões" dos castelos e do território.
Uma observação: a expressão correcta julgo ser "votados ao esquecimento" e não "dotados" como, julgo que por lapso, escreveste [votado ao ostracismo = do grego 'oistrakón'].
Beijinhos e continuação de bom trabalho no incentivo ao gosto pela história da nossa terra.

Emergente