
Desde sempre o ser humano gerou e alimentou conflitos. Desde sempre o homem teve de se rodear de estruturas defensivas, daí não se saber ao certo de quando datarão as primeiras muralhas e castelos defensivos.
Já as tribos de Celtiberos defendiam os seus povoados construindo altos muros /muralhas à volta dos castros ou citânias. Mas foi na Idade Média com a invasão árabe e consequente processo da Reconquista Cristã que se generalizou no espaço ibérico a construção de esses gigantes defensivos, os castelos.
Geralmente os castelos eram edificados em zonas estratégias, uns rodeando e defendo localidades, outros construídos em escarpas rochosas, por vezes inacessíveis funcionando como sentinelas e guardiões das populações.
São muitos e de diferentes na arquitectura os castelos de Portugal como podes constatar em http://castelosdeportugal.no.sapo.pt/ .
Fernand@maro
1 comentário:
Olá, Fernanda!
Gostei de ler os "guardiões" dos castelos e do território.
Uma observação: a expressão correcta julgo ser "votados ao esquecimento" e não "dotados" como, julgo que por lapso, escreveste [votado ao ostracismo = do grego 'oistrakón'].
Beijinhos e continuação de bom trabalho no incentivo ao gosto pela história da nossa terra.
Emergente
Enviar um comentário